República de Moçambique
Ministério da Administração Estatal e Função Pública

Banner interno

1 forumjpg

Os participantes do 1º Fórum de Chefes de Secretaria, Coordenadores das Comissões de Avaliação de Documentos e Gestores de Informação Classificada referente ao presente ano, querem maior sensibilização dos superiores hierárquicos das instituições para dinamizar os assuntos ligados ao Sistema Nacional de Arquivos do Estado (SNAE).

Os intervenientes dirigiam este clamor à Directora-Geral do CEDIMO, IP. na qualidade de órgão coordenador do SNAE. Uma das principais preocupações destes profissionais prende-se com o facto de serem relegados ao último lugar as necessidades para materialização das actividades relacionadas com a gestão documental e arquivos.

No evento, foram debatidos temas como: Contribuição para Formulação de uma Politica de Digitalização de Documentos no Sector Público em Moçambique, Informações Classificadas: Classificação e Desclassificação, Balanco da 3ª Campanha Nacional de Avaliação de Arquivos na Administração Pública (Junho de 2022 a Janeiro De 2023), assim como a Partilha de Experiências em Matérias de Gestão de Documentos e Arquivos do Estado.

Refira-se que o Fórum de Chefes de Secretaria e Coordenadores das Comissões de Avaliação de Documentos é uma plataforma de troca de experiência e partilha de conhecimento sobre a área de gestão documental e arquivos do Estado, bem como acesso à informação da Administração Pública.